Coordenador : Adriana Martins Correia
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389498.2199.230639.23022023
Departamento/Setor: GEF
Área Temática : Educação
Tipo: Cursos
Publico Alvo : O público-alvo do curso é composto por docentes da Educação Infantil, prioritariamente lotadas/os nas redes públicas do estado do Rio de Janeiro. Serão também reservadas vagas para estudantes de graduação dos cursos de licenciatura do UFF). O item OUTROS na tabela se refere às vagas disponíveis para docentes das redes privadas e poderão ser ampliadas caso as vagas destinadas às redes municipais não sejam preenchidas.
Objetivo
OBJETIVO GERAL O Curso de Extensão O que pode um corpo visa estabelecer um diálogo formativo com docentes da Educação Infantil, de modo a discutir concepções a respeito do corpo/movimento e a buscar uma construção de fazeres pedagógicos voltados para o trato com esta questão no cotidiano escolar. OBJETIVOS ESPECÍFICOS; Desenvolver espaços de leituras e problematizações a respeito das concepções pedagógicas tradicionais de corpo e de movimento na Educação Infantil. Promover espaços de leituras e de discussões que visam ampliar as perspectivas que se referem ao trato com o corpo e o movimento na Educação Infantil, destacadamente aquelas que se relacionam à sociologia das infâncias e ao inter/multiculturalismo crítico. Estudar as diferentes concepções a respeito do sentido da ludicidade na educação das infâncias. Construir novas possibilidades pedagógicas para o trato com os jogos e brincadeiras na docência para a Educação Infantil. Estudar as diferentes concepções a respeito do sentido da expressividade na educação das infâncias. Construir novas possibilidades pedagógicas para o trato com as atividades rítmicas e expressivas na docência para a Educação Infantil Estudar as concepções a respeito da perspectiva inclusiva na educação das infâncias. Construir novas possibilidades pedagógicas para o trato com a inclusão e o respeito a diversidade na docência para a Educação Infantil RELAÇÃO COM A SOCIEDADE E IMPACTO SOCIAL A temática do curso é algo que vem sido extremamente valorizado no mundo da Educuação Infantil. Dificilmente se encontrará um educador ou educadora que não corrobore com o papel central do corpo e da importância da ludicidade para a escolarização da infância. Contudo, esses valores têm sido fortemente ancorados pela psicologia do desenvolvimento, a partir de uma relação utilitarista, sem que se coloque em cena as formas e potências de saber do corpo e, portanto, sua capacidade de criatividade e resistência. É no sentido de provocar esse novo olhar para as infâncias que o Curso se torna socialmente relevante. O impacto social do curso, de forma geral, relaciona-se aos desdobramentos em forma de produções pedagógicas dos discentes envolvidos, bem como a capacidade dos mesmos se tornarem multplicadores desses conhecimentos junto aos seus pares no cotidiano escolar. De forma específica, vemos os seguintes impactos: Impacto direto: Esse curso de formação continuada visa atingir 80 cursistas, entre docentes da Educação Infantil e licenciandas/os. Intenciona que cada discente produza pelo menos um planejamento de ação pedagógica, que corresponderá a um dos módulos temáticos expressividade ou ludicidade. Essas atividades irão compor uma produção coletiva, gerando um acervo que será disponibilizado digitalmente, através dos canais virtuais a serem definidos com o grupo Impacto indireto: acreditamos que as pessoas envolvidas com o Curso poderão agir como multiplicadoras dos saberes desenvolvidos, não só pela produção e socialização do material acima citado, mas também levando esse conhecimento aos pares com os quais partilham o trabalho na escola. Além disso, pretende-se que o Curso gere desdobramentos no sentido da produção acadêmica, com publicação de artigo e trabalho em anais de congresso.
Resumo
O Curso de Extensão - O que pode um corpo- apresenta sua terceira edição. Trata-se de uma ação de formação continuada, destinada às(aos) docentes que atuam na Educação Infantil e estudantes de licenciatura. Visa estabelecer um diálogo formativo, de modo a discutir as concepções relativas ao corpo e ao movimento, buscando promover uma construção de conhecimentos a respeito das possibilidades pedagógicas para o trato com esta questão no cotidiano escolar. O projeto em tela se justifica na medida em que investe em um processo dialógico na proposição desse espaço de formação, acreditando que a ampliação dos saberes a respeito do corpo e do movimento constitui-se como elemento fundamental para a docência na pequena infância. Entendemos, especialmente, que o Curso proposto pode contribuir para um alargamento desse olhar para o corpo, indo além das concepções médico-biologicistas ou centradas na psicologia do desenvolvimento. Orientamo-nos a partir da ideia de que a escola deve assumir um entendimento dos aspectos multiculturais que atravessam as infâncias contemporâneas, vistos a partir de uma dimensão crítica desses aspectos em relação às desigualdades que envolvem essa diversidade. O curso tem carga horária de 48 h para o cursista e acontece a partir de 8 encontros presenciais, entremeados por estudos assíncronos a respeito dos temas das aula, em material disponibilizado para leituras e tarefas. Esses encontros estão organizados em quatro módulos temáticos: Apresentação e contextualização; Corpos, infâncias e expressividade; Infâncias e ludicidade e Infâncias e Inclusão.